A ABANFARE


ABANFARE-PE é uma associação sem fins lucrativos, de Bandas Fanfarras e Regentes de Pernambuco, criada no ano de 1997, com a finalidade de auxiliar os grupos envolvidos que na época não tinham apoio necessário em função das políticas governamentais. Vindo para agrupar as corporações musicais, os regentes e todas as demais pessoas envolvidas neste seguimento, no campo da educação dentro do Estado de Pernambuco.

A partir de sua criação o seguimento ficou mais fortalecido, os projetos, propostas e opiniões, tomaram uma nova dimensão, fato este que deu ensejo ao ingresso de sua participação dentro do Governo, incentivando o Estado a inserir dentro das Escolas da Rede Estadual de Ensino as ações propostas. Sua atuação ficou cada vez mais efetiva em relação às ações relativas à área de atuação, que tem como principal foco fomentar na sociedade a valorização do crescimento para a educação musical.

No ano de 2007, com o início do novo Governo, a ABANFARE-PE ganhou mais credibilidade devido ao trabalho que estava sendo desempenhado, começando a atuar como parceiro do Estado e algumas outras entidades como, por exemplo, a Rede Globo Nordeste, uma entidade que apóia o projeto e divulga as ações e eventos, tais como: Copas, Campeonatos, Desfiles, Encontros, Festivais, Congressos, Capacitações, entre outros.

Atualmente graças os trabalhos realizados pela associação e tendo como principal parceira a Secretaria Estadual  de Educação, desde o ano de 2007 nossas atividades contam com o apoio incondicional do governo de Pernambuco, participamos de todos os congressos de dirigentes e regentes de bandas e fanfarras no Nordeste e Norte do Brasil, o que deu ensejo para realização da I Copa Norte Nordeste em 2008 no município de Igarassú.  O Estado de Pernambuco atualmente é líder nos campeonatos que participamos, como: a copa nordeste onde obtivemos 9 das 18 colocações no ano de 2008; em 2009 foram 11 das 18 colocações disputadas; no ano de 2010 conseguimos 14 das 18 colocações, no ano de 2011 conseguimos 12 das 18 colocações, tudo isso em 6 categorias técnicas, em 2012 Pernambuco se consagrou penta campeão da V Copa Nordeste Norte de Bandas e Fanfarras realizado no Recife no ginásio de esportes da SE, na várzea, conquistando 14 de 22 resultados, sendo 7 primeiros lugares,6 segundos e 1 terceiro, em nove categorias técnicas. Vale ressaltar ainda que todo ano coordenamos o desfile cívico de 7 de setembro das escolas da rede estadual na cidade do Recife. 

Diante de toda história descrita e da seriedade da associação para com os trabalhos realizados até hoje, atuando a 15 anos no mercado, com respeito aos músicos que fazem parte deste segmento, a ABANFARE-PE acredita nos projetos realizados e vislumbra cada vez mais a atuação dos estudantes na arte musical, auxiliando-o na sua formação e agregando novos valores a sociedade.

O Estado de Pernambuco tem se destacado pelas políticas públicas de inclusão social através de suas ações, garantindo educação adequada e acessibilidade ao mercado de trabalho. Uma de suas ações consiste no apoio, através de investimentos em Concursos, Capacitações Técnicas, Concertos, Festivais e Encontros de Bandas e Fanfarras. Estes eventos proporcionam a oportunidade audiovisual de contato com o desenvolvimento cultural, artístico e social dos nossos estudantes, incentivando-os a seguir uma futura profissão dentro da área musical.

Para tanto, a Secretaria de Educação do Estado, tem apoiado as ações da ABANFARE-PE, que tem por princípio basilar o desenvolvimento das Bandas e Fanfarras no Estado. A associação é a maior incentivadora no processo de evolução das Bandas e Fanfarras no Estado de Pernambuco, promovendo a interação social e cultural entre os diversos componentes, dirigentes, regentes e corporações musicais.

Diversos Desfiles, Festivais, Concursos, Copas, Concertos, Congressos e Encontros de Bandas e Fanfarras acontecem em todo o Estado de Pernambuco, mas ainda é preciso investir na qualificação dos participantes através das Capacitações Técnicas. Com a influência crescente da música nas escolas da rede pública, podemos constatar o crescimento técnico das equipes. Nesse caso, especificamente, o projeto visa aprimorar, incentivar, desenvolver e demonstrar, através das apresentações das Bandas e Fanfarras as suas técnicas artísticas e musicais.

Carlos Barreto
Presidente  

𝗖𝗢𝗡𝗚𝗥𝗘𝗦𝗦𝗢 𝟮𝟬𝟮𝟭 𝗟𝗕𝗙

  Aconteceu nos dias 16 e 17 de Julho o Congresso 2021 da LBF, o congresso foi realizado este ano em nosso estado no Hotel Internacional In ...